domingo, 27 de novembro de 2016

Economia e sustentabilidade local

O desenvolvimento econômico de um município passa por uma série de fatores, entre eles estão: boa circulação monetária, bons índices de empregabilidade,  crescimento comercial, boa infraestrutura, instalação de novas empresas, fomentação nas áreas inexploradas, entre outros, que possibilitem desenvolvimento e crescimento na economia. Mencionado essas características necessárias para formular um município economicamente sucessivo, veio-me à cabeça, Maxaranguape, o município é atraente e rico em diversos ambientes, possibilitando avanços do "Oiapoque ao chui", mas, a tímida exploração em Maxaranguape precisa se despachar dentro das fronteiras municipais mobilizando as classes trabalhadoras,  produtoras e comerciarias, assim, ativa o desenvolvimento em viabilidade. Porque, se, o património qualitativo municipal for manejado corretamente na viabilidade de alavancar a economia, Maxaranguape obterá sucesso e será um grande município.

Municípios do Brasil, modelos em desenvolvimento econômico, tem como principal meta
econômica,  empregabilidade formal e boa circulação monetária, municípios com 100% de sua receita, sendo de repasses federais,  fizeram investimentos e, hoje comemoram, pois o PIB local está em crescimento.
A partir dos altos lucros e das necessidades básicas da população, tais municípios investem seus capitais lucrativos em um bom serviço público municipal. Por que? Porque, acredito eu, que tal atitude é originária daquele velho e conhecido ditado popular, "Dai a Cesar, o que é de Cesar ".

Os elementos coesivos e abundantes em Maxaranguape, evidentes e favoráveis para usar como instrumento de viabilidade comercial estão por toda parte no município, estão: No mar, nas dunas, nos rios, na agricultura, na pesca, nos comércios locais,  na prestação de serviços e etc. Se o uso desses equipamentos,  fontes naturais ou não,  forem bem orquestrado, com certeza poderão alavancar a economia interna, viabilizando, o desenvolvimento econômico,  a empregabilidade, o crescimento urbano comercial,  entre outros.
Assim, Maxaranguape será exemplo de sucesso e crescimento geral, em virtude, de ações pioneiras e necessárias para melhorar o município e a vida de seu povo.

Medidas para desenvolvimento:
Apenas algumas.

-Mapeamento de pontos turísticos por todo município. Estimular visitação e movimentação.
-Cooperativismo e exploração de determinados produtos regionais para produção de alta escala, avaliação, agricola ou pesca.
-Criação de eventualidades,  motivando a geração de renda comercial, entre elas podem está: Feira pública, festival gastronómico,  festas tradicionais e culturais etc.
-Incentivo ao pequeno  comerciante, fomentando o crescimento no setor de varejo, aumentando a concorrência comercial nos centros urbanos, gerando emprego e renda.
-Incentivar a monopolização comercial interna, tendo em vista,  destinar os consumidores da região à consumir no município,  como exemplo:  Criação de uma grande feira livre promovida pelo poder público municipal, caracterizada com fatores favoráveis ao consumidor, vinculando comercio local, consumidor local e de outras regiões.
-Criação de uma secretaria de Desenvolvimento Econômico, essa dará melhor atenção as questões econômicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário